RECEITAS

PEITOS DE FRANGO ESCONDIDOS DENTRO DE MASSA FOLHADA COM BATATAS ENTREMEADAS COM BACON E QUEIJO

Ingredientes

2 peitos de frango
1 queijo mozarela
1/3 de um pacote de espinafres congelados
2 massas folhadas (usei do Lidl porque são retangulares)
10 batatas médias
bacon q.b
queijo ralado q.b

Tempera-se os peitos de frango com sal, pimenta e alho em pó, coloca-se papel vegetal por cima e batem-se os peitos de modo a ficarem o mais finos possível e depois passa-se pela frigideira só para alourar. Retiram-se e colocam-se em cima da massa folhada que foi previamente cortada ao meio. Passa-se os espinafres na mesma frigideira até que estejam cozinhados e põem-se por cima dos peitos, de seguida colocam-se fatias de queijo mozarela e cobre-se tudo com a  outra metade da massa folhada, fecha-se bem e põe-se no forno cerca de 30 min a 180ºC.
Entretanto lavam-se muito bem as batatas com a casca e fatiam-se, mas sem serem cortadas até ao fim, (eu aqui coloquei-as no micro-ondas 10 min para acelerar o processo) no meio das fatias põem-se bocadinhos de bacon e vão ao forno a assar regadas com um pouco de azeite e orégãos. Quando já estão assadas coloca-se um bocadinho de queijo ralado por cima de cada batata e volta ao forno só para derreter.
Ainda acompanhei com feijão verde salteado.
 
E foi mais um sucesso lá em casa!
 
 






LOMBINHOS DE PORCO COM MAÇÃ E CEBOLA CARAMELIZADA

Hoje trago-vos a receita do jantar de ontem que ficou um espetáculo!


Ingredientes:

1 Maçã
1 cebola grande
2 Lombinhos de porco
Queijo parmesão ralado
 
Preparação:
 
Ligar o forno a 180ºC

Passo 1: Temperar os lombinhos com sal, pimenta e alho em pó e passar por farinha. Numa frigideira untada com azeite dar-lhes uma ligeira fritura até ficarem dourados.
Passo 2: Retirar para uma travessa que possa ir ao forno. Na gordura que restou, colocar a maçã previamente descaroçada e cortadas às rodelas e deixar cozer um pouco.
Passo 3: Noutra frigideira caramelizar a cebola
Passo 4:  Dispor por cima da carne a maçã e a cebola e  polvilhar com o queijo e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C cerca de 20 a 25 min.
 
Acompanha-mos com uns noodles salteados com muitos vegetais (cougete, broculos, bringela, alho francês, tomatinho cherry, aboborinha e pimento).
 
Só vos digo estava delicioso. 


Fotografias dos lombinhos, não há porque nos esquecemos, mas prometo que vamos repetir a receita não só porque ficou muito boa como para poder tirar fotografias.


BOCHECHAS DE PORCO PRETO COM PURÉ DE BATATA DOCE E BRÓCULOS

Ora aqui vos trago mais uma bela receita, pelo menos foi a opinião dos comensais lá de casa!

Ingredientes

8 bochechas de porco preto
4 cenouras
1 cebola grande
1 dente de alho
1 malagueta (opcional)
100 ml de polpa de tomate
1/2 pimento verde
1/2 copo de vinho branco
1 raminho de salsa
sal, pimenta e colorau q.b.


Para o puré

1/2 kg de brócolos
4 batatas doce médias
2 batatas médias
leite, manteiga, noz moscada e pimenta q.b.


Faz-se um refogado na panela de pressão com a cebola, o alho e a malagueta, quando estiver alourado juntam-se as bochechas, onde previamente se fez um furo com uma faca e se enfiou meia cenoura em cada uma, fritam-se as bochechas no refogado até ficarem coradinhas, junta-se então a polpa de tomate, o vinho, o pimento cortado aos bocadinhos e os restantes temperos e fecha-se a panela de pressão e deixa-se a cozinhar entre 20 a 25 min. (nota: não se deve por muito azeite no refogado porque as bochechas já têm bastante gordura).
 
Entretanto cozem-se as batatas e quando estiverem quase cozidas juntam-se os brócolos, escorre-se a água, junta-se um pouco de leite duas nozes de manteiga, pimenta e noz moscada e moesse  com a varinha mágica, mas por forma a ficar pouco moído, a sentir alguns grumos (pelo menos nós lá em casa gostamos mais assim, mas isso é um gosto pessoal.)
 
Espero que gostem, nós achamos delicioso a carne ficou com uma textura divinal.



 
 

2 comentários:

  1. Aqui também deveria haver fotografia porque, os olhos também comem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Querida leitora que bom receber um comentário seu e ainda para mais construtivo! Adoro! Pois mas a fominha era tanta, que quando ficou pronto fomos logo para a mesa e quando nos lembra-mos das fotos já era tarde. Temos que repetir a receita.

      Eliminar